Lance, o Guru


Lance, na juventude era um rapaz franzino, de poucas palavras e muito observador. Por um lance de sorte encontrou, ainda no colégio, aquele que seria seu grande amigo, Arlindo. Eles construíram uma amizade tão forte que contribuiu na formação de um forte caráter, cujas premissas da ética e honradez prevaleciam.

Arlindo era uma pessoa mais sociável, levava Lance às festas, tentava fazê-lo interagir. Tudo mudou quando a bela moça lançou um charmoso olhar para Lance. A flecha foi certeira, o coração bateu forte e a coragem tomou conta. Papo vai, papo vem, Filomena e Lance continuaram a se ver.

Naquela época poucas eram as carreiras que uma mulher poderia seguir. Uma delas era a carreira militar, visto que a oftalmologia era uma das principais funções médicas no exército. Em tempos de guerra, o soldado pode até perder uma perna, mas sem um bom olho ele não acerta o inimigo. Filomena se destacou tanto no curso preparatório que o cientista da base convocou-a para ser sua auxiliar.

Lance e Arlindo também estavam na dúvida de qual caminho seguir. Porém, ao ver a escolha de Filomena, viram a questão como resolvida, pois pensaram na oportunidade de perpetuar o convívio.

Arlindo foi direcionado para a Aeronáutica, devido a seu porte físico que lhe garantia resistência contras as forças G das manobras aéreas.

Lance foi enviado à Marinha. O general não via potencial no rapaz, e pensou que ele poderia ficar enfurnado debaixo de um lance de escada, num convés escuro, descascando batatas. Afinal de contas, seria necessário alimentar a tripulação!

Filomena e Lance não perderam contato, continuavam conversando e quando o Projeto A foi aprovado pelo cientista da base, Filomena logo tratou de colocar Lance na convocação, pois sabia que seu namorado poderia contribuir mais.

O Projeto A consistia numa expedição em busca de um artefato mítico, que permeava as lendas antigas. A expedição se lançou ao mar, com Lance e 56 outros marinheiros, em direção ao ponto mais distante do oceano pacífico.

Uma viagem de muitos meses reserva grandes histórias, que foram contadas pelos sobreviventes. No ponto de vista deles, Lance foi predominante para o sucesso da missão. O capitão, logo nas primeiras semanas, passou a olhar torto para a tripulação. O médico logo constatou que ele foi acometido por um surto psicótico e estava imaginando que haveria um motim na embarcação. Mesmo confinado e sob efeito de medição, o capitão foi capaz de mandar uma mensagem para a tropa inimiga, passando sua localização e informando o objetivo da expedição.

O capitão fez o próprio motim.

Revoltados, os marinheiros jogaram o traidor no mar assim que Lance avistou, além do horizonte, a frota inimiga cercando o atol que seria o destino. A antecipação foi essencial para reorganizar os postos para a derradeira batalha.

O que não ninguém esperava era que Lance pediu ao novo comandante a oportunidade de conversar com o inimigo. Apesar do capitão achar que não era boa ideia, a tripulação já considerava Lance como o líder da missão, e assim deu a permissão.

Ele utilizou uma embarcação de emergência e se direcionou até a fronte opositora. A cada hora que se passava mais dúvidas pairavam no ar. O clima ficava mais tenso, e quando as armas já estavam quentes, para um ataque fulminante, o capitão sentiu o olhar lançado por nosso herói, e recuou. As embarcações inimigas se retiraram da região, e Lance voltou para o navio feliz, porém sem o Olho de Tandera!

Na corte marcial todos foram ouvidos, e a história foi consistente até o fim. Por último, Lance foi questionado o porquê de não persistir na busca do artefato, que o cientista da base tinha certeza que existia.

Lance falou que, ao conversar com a tropa inimiga, todos puderam enxergar a vida sob um novo ângulo. O Comando Geral do Exército resolveu então criar uma divisão especial, com Lance no comando e os 56 tripulantes como agentes de campo. Essa unidade ficou conhecida como Oráculo.

A evolução na vida de Lance não mudou em nada no amor por Filomena e na amizade por Alex. Todos continuaram trabalhando nas suas áreas, buscando diminuir os horrores da guerra. Se o verdadeiro objetivo da guerra é a paz, o objetivo de Lance e seus amigos é fazer o bem sem olhar a quem.