Palhaço Boxeador e Palato Invisível

0007-


Quando assistimos a esses filmes que retratam o Leste Europeu achamos que é um exagero: Um albergue da morte, musas prontas para dar... atenção aos visitantes, terra inóspita aos viajantes. A história desses 2 personagens faz parecer que tudo é possível.

Bogumil é filho de 2 mundos: Seu pai era um palhaço, e sua mãe uma boxeadora. Quando estava prestes a escolher uma profissão, se viu numa encruzilhada, qual direção tomar? Se escolhesse ser palhaço, levaria um coro da mãe. Se escolhesse ser boxeador, destruiria a alegria do pai.

Escolheu então ser o Palhaço Boxeador! No circo, se alguém não risse de suas piadas, apanhava. No ringue, fazia palhaçadas para desconcentrar o adversário e lhe aplicar golpes mais certeiros.

Foi tudo muito bom até que cansaram de sua personalidade forte e marcante. Perdeu o emprego no circo quando fez cair vários dentes do patrão, no dia que ele riu quando pediu aumento. Não conseguia novas lutas porque os empresários não gostavam de ver seus lutadores perderem para um palhaço.

Trabalhando nas ruas, firmou seu ponto de apresentação numa praça da cidade. Tudo ia muito bem, até que precisou de mais espaço para sua apresentação, e se deparou com um colega de palco.

Waclaw sempre foi muito falastrão. Deste pequeno foi ótimo orador, lia todo o folhetinho da igreja para os fiéis, interrompia os políticos em seus comícios para dar sua opinião, e não deixava a professora dar a aula sossegada. Ir no cinema com ele então, era uma tristeza sem fim.

Uma reunião secreta entre os habitantes da cidade decidiu por um fim nesse tormento. Criaram uma história mirabolante para fazer Waclaw descobrir a arte da mímica. Ele gostou tanto que se tornou muito um dos melhores!

Excursionou por todo o interior, divertia multidões e arrancava aplausos calorosos. Até que num belo dia algo saiu errado. Todos aqueles anos em silêncio criaram um vulcão interno prestes a explodir. Para seu azar, as palavras que saíram foram as piores possíveis, justamente quando a realeza estava na plateia.

Sem palco disponível, Waclaw foi para as ruas. Quando estava inspirado trabalhava como mímico, e ganhava uns trocados. Quando estava num dia de crise, subia no banquinho e discursava para os 4 ventos.

Cada um queria reservar seu espaço, e não cedeu para o colega. Descontente, eles começaram a trocar farpas, e os inevitáveis sopapos aconteceram. O mais interessante foi que, como ambos eram artistas de rua, aqueles que passavam pela praça achavam que era uma encenação.

Que encenação que nada! Os golpes de Bogumil foram tão fortes que arrancaram a cabeça de Waclaw. A surpresa foi grande pois Waclaw continuava de pé! Suas pregas vocais criaram uma superestrutural neural ao longo do tempo e a cabeça se tornou um enfeite descartável!

A inusitada situação os fizeram fugir, e hoje trabalham em dupla: durante o dia eles são meros palhaços de rua, e na calada da noite se tornam O Palhaço Boxeador e O Palato Invisível, espalhando socos e discursos àqueles que ferem com o bem estar dos cidadãos.