Sonar





Na Serra da Mantiqueira se refugia o incomparável Sonar, Um herói da época de ouro. Zé da Silva, uma típica criança Mantiqueirense, adorava festa de São João. Subia no pau de sebo, pulava fogueira, dançava quadrilha, e adorava estourar rojões... era uma festa! Era, pois uma aposta cruel de criança o fez estourar uma bombinha pendurada na orelha... e fez com que perdesse 90% da audição.

Essa dificuldade não afetou sua alegria. Afinal de contas, a captação de sons sempre foi o seu forte! Sempre rodeado de amigos, quando adulto foi encorajado a buscar a fortuna na Serra Pelada, mina aberta de ouro que fez a alegria de alguns e a loucura de milhares.

A vida durante a exploração do ouro não tinha muitas alegrias, a conversa com os colegas era praticamente a única diversão. A reverberação que o som fazia no buraco e sua avantajada propensão de capturar sons o fizeram líder da turma, pois descobria as veias de ouro com muita facilidade, e apontando o caminho para os amigos, eles conseguiam uma graninha a mais.

Em função do descuido dos mais afoitos, os patrões descobriram o dom do rapaz. Praticamente enjaulado, tratado como um animal foi forçado a trabalhar incessantemente para aqueles que o prenderam. Mas pela boa relação com os colegas foi criada uma rebelião e ele foi libertado.

Desde então ele trabalha secretamente para o governo, como o mais avançado sistema de detecção de vida alienígena! Sussurre, pois ele sabe dos seus segredos...